terça-feira, 6 de outubro de 2009

2 - TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL

Origens:


O marco inicial da Teoria Clássica é a publicação, em 1916 na cidade de Paris, do livro “Administration Industrialle et Générale”, de autoria de Henry Fayol.


Contribuições:

Funções de uma Empresa:

• Funções técnicas – relacionadas com a produção (bens ou serviços);
• Funções comerciais – relacionadas a compra, venda e permutação;
• Funções financeiras – relacionadas à captação e gerência de capitais;
• Funções de segurança – relacionadas à proteção e conservação de bens e pessoas;
• Funções contábeis – relacionadas com registros e demonstrações, custos e estatísticas;
• Funções administrativas – relacionadas com a coordenação, integração e sincronização das outras cinco funções, pairando sobre elas.

– Funções administrativas:

• Prever – significa perscrutar, estudar os cenários e tentar antecipar o futuro de maneira a preparar a organização para enfrentar as dificuldades e aproveitar as oportunidades;
• Organizar – é montar a unidade que se vai gerenciar, dotando-a da estrutura e dos processos onde estão arranjados os recursos humanos, financeiros e materiais, tecnologia, informações e tudo o mais de que se necessita para o desempenho das tarefas daquela unidade;
• Comandar – dirigir, diz respeito à gestão das pessoas no desempenho de suas atribuições;
• Coordenar – engloba a divisão harmônica do trabalho, a delegação de tarefas, acompanhando sua execução;
• Controlar – é medir os resultados, comparando-os com o que foi planejado e adotar as medidas corretivas que forem necessárias.

– Os Princípios Gerais de Administração:

• Divisão do Trabalho – especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência;
• Autoridade e responsabilidade – autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; Ambas devem estar equilibradas entre si;
• Disciplina – obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos;
• Unidade de Comando – princípio da autoridade única; Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior;
• Unidade de direção – apenas uma cabeça dirigente e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;
• Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais – os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares;
• Remuneração do pessoal – deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição;
• Centralização – concentração da autoridade no topo da hierarquia;
• Cadeia escalar – linha de autoridade do escalão mais alto para o mais baixo. Princípio do Comando;
• Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar, compreendendo a ordem material e humana;
• Eqüidade – relacionamento amável e justo, como forma de alcançar a lealdade do pessoal;
• Estabilidade do pessoal – evitar a rotatividade, tendo em vista seus aspectos negativos sobre a eficiência da organização;
• Iniciativa – capacidade de visualizar um plano e assegurar o seu sucesso;
• Espírito de equipe – harmonia e união entre as pessoas como grandes forças para a organização.

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