segunda-feira, 21 de setembro de 2009

1 - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR





Origens (dois períodos)


– Primeiro período - identificado com a publicação do livro “Shop Management”, em 1903, focado na racionalização do trabalho dos operários e se fundamentava no estudo de tempos e movimentos.

– O segundo período – iniciado com a publicação do livro “The Principles of Scientific Management”, em 1911. Embora ainda preocupado com a racionalização do trabalho operário, Taylor acrescentava a necessidade de uma re-estruturação das empresas, de forma a tornar possível a aplicação dos princípios que preconizava.



Contribuições

– Estudo de tempo e padrões de produção;
– Supervisão funcional;
– Padronização de ferramentas e instrumentos;
– Planejamento de tarefas e cargos;
– Princípio da exceção;
– Utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo;
– Fichas de instruções de serviço;
– Prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas;

– Definição da rotina de trabalho;
– Resumo do pensamento:
     • Ciência, em lugar de empirismo.
     • Harmonia, em vez de discórdia.
     • Cooperação, não individualismo.
     • Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.
     • Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior  eficiência e prosperidade.


Outras Contribuições

– Henry Lawrence Gantt ( 1861-1919) – engenheiro, criador do famoso gráfico que recebe o seu nome e interessado na remuneração por produtividade;

– Frank Bunker Gilbreth (1868-1924) – engenheiro, estudioso dos tempos e movimentos e da fadiga. Costumava trabalhar em conjunto com sua esposa Lílian;

– Harrington Emerson (1853-1931) – engenheiro, preocupado com a eficiência, popularizou a Administração Científica e foi pioneiro na definição de processos de seleção e treinamento;

– Henry Ford (1863-1947) – representante dos empresários que acreditaram e implementaram os princípios da Administração Científica. Iniciou sua vida profissional como mecânico, chegando a engenheiro-chefe. Fundou a Ford Motors em 1903, foi o responsável pela popularização do automóvel, estabeleceu salário mínimo por jornada de 8 horas/dia (os operários costumavam trabalhar em torno de 12 horas/dia) e a linha de montagem.


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