terça-feira, 13 de outubro de 2009

6 – TEORIA COMPORTAMENTALISTA


Origens


Os primórdios da Teoria Comportamental podem ser encontrados na Escola das Relações Humanas, principalmente a partir dos trabalhos de Kurt Lewin em dinâmica de grupo. Também são marcos nessa teoria as obras de Barnard, em 1938, de Simon, em 1945 e de Homans, em 1950.

Mas foi na década de 1950 que essa se desenvolveu essa Teoria, também denominada de behaviorista, cujo ápice foi atingido na década de 1960.


Contribuições

– Destacam-se as seguintes constatações a respeito dos representantes do homem (espécie):

• É um animal social que tem necessidades, dentre as quais a de viver em grupos e desenvolver relacionamentos cooperativos e interdependentes;
• É dotado de um sistema psíquico que permite a organização perceptiva e cognitiva comum a todas as pessoas;
• Tem capacidade de se comunicar, articulando linguagem e raciocínio abstrato;
• Tem aptidão para aprender e, assim, mudar comportamento e atitudes em direção a padrões mais elevados e eficazes;
• Tem comportamento orientado para objetivos, que são baseados em aspectos individuais, complexos e mutáveis;
• Tem capacidade de colaborar e competir, configurando uma dualidade.

– Teorias da Motivação:

• Escola Clássica (homo economicus);
• Escola das Relações Humanas (Howthorne);
• Teorias X e Y de McGregor;
• A Dissonância Cognitiva de Festinger;
• Teoria de campo de Lewin - C = f ( P , M );
• A pirâmide das necessidades de Maslow;
• Os fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg;
• Teoria de Victor Vroom.

– Pirâmide das Necessidades Individuais – Maslow:




– Fatores Higiênicos e Motivacionais – Herzberg:





– Herzberg + Maslow:

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